Natural Disaster

Blog designado aos relatorios das aulas de laboratorio

1ª Aula - DESCARGAS ELÉTRICAS

Definiçao: Um raio é uma descarga elétrica que se produz pelo contato entre nuvem a  nuvem, ou entre nuvem a  terra.


Formação das descargas:
Na formação da nuvem, ocorrem ciclos de estado da água, que ascende até o topo da nuvem, passa para forma de gelo (incluindo neve e granizo), caindo e voltando para o estado líquido. Neste ciclo ocorre a troca de cargas entre as partículas de água, havendo desequilíbrio e concentrações. Notavelmente observa-se um centro de cargas negativas na parte inferior da nuvem, seguido por um centro de cargas positivas na parte central.
Em um limiar de concentração de cargas, e consequentemente a concentração de campo elétrico, ocorre o efeito de avalanche de Townsend, no qual cargas elétricas são liberadas, chocando-se com outras partículas, realizando um encadeamento do processo que irá ionizar o ar. Juntamente com a avalanche, o meio é ionizado pela própria radiação que emite (fotoionização), no qual alimentará a formação de núcleos que formarão o canal da descarga. A ionização propaga-se em direção ao solo, tendo o nome de precursor descendente. Eventualmente, as cargas elétricas do solo serão induzidas, no qual formarão um processo similar de ionização, chamado de precursor ascendente.
Eventualmente os precursores ascendente e descendente se encontrarão, fechando desta forma um circuito elétrico entre nuvem e solo. Neste instante ocorre a fase intensa da descarga, no qual o canal será violentamente aquecido, transformando-se em plasma, elevando desta forma sua condutividade elétrica e possibilitando sustentar a corrente elétrica. Após a condução parcial da carga elétrica da nuvem, na forma de um impulso rápido, o canal conduzirá uma corrente menos intensa, chamada corrente de continuidade. A seguir, canal se resfriará, finalizando o primeiro impulso.
 
Classificação:

Raio: descarga elerica.
Trovao: estrondo.
Relampago: clarão.


Como calcular a distancia que um raio caiu de você:
A partir do momento que você vê o clarão, conte quanto segundos dá até você poder ouvir o estrondo. Depois divida esse tempo por 3. Isso porque a velocidade da luz é, aproximadamente, 3 vezes mais rápida que a do som.

Sequencias de raios em Tokio